AULA 10 - Expansão Ultramarina Espanhola

EXPEDIÇÃO DE CRISTÓVÃO COLOMBO: DESCOBERTA DA AMÉRICA. FERNÃO DE MAGALHÃES: VIAGEM DE CIRCUNAVEGAÇÃO.

Na luta para expulsar os mulçumanos da Europa, os espanhóis realizaram a unificação do território da Espanha. Com a queda de Granada, em 1492, completou-se o processo de expulsão dos árabes e de criação da monarquia. Só então, com quase um século de atraso em comparação a Portugal, os espanhóis começaram a sua participaçam nas Grandes Navegações.
Um mapa do florentino Toscanelli sugeria ao genovês Cristovão Colombo a possibilidade de atingir as Índias pelo Ocidente. Acreditando nessa avaliação, Colombo apresentou seu projeto ao rei de Portugal, que lhe negou apoio. Foi então em busca da Espanha e após insistentes solicitações, conseguiu o patrocício de Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os "reis católicos".
Em agosto de 1492, a nau Santa Maria e as caravelas Nina e Pinta partiam de Palos rumo a oeste, sob o comando de Cristóvão Colombo. Após 61 dias de navegação e uma escala nas Camárias, atingiram a ilhade Guanahani (San Salvador) nas Bahamas e, em seguida, Cuba e Santo Domingo. Colombo descobrira um novo continente, mas não se apercebera disso;  acreditava  ter chegado as Índias. Até 1504, realizara mais quatro viagens na tentativa de encontrar os mercados indianos. Na verdade , completaria o descobrimento das Antilhas, do Panamá e da América do Sul.
Em 1504, Américo Vespúcio, navegador florentino a serviço da Espanha, afirmou que as terras descobertas por Colombo eram um novo continente. Em 1513, Nunes Balboa confirmou essa hipótese, atravessando por terra a América Central e chegando ao oceano pacífico. Em homenagem a Vespúcio, deu o nome de América ao novo continente.
Entre 1519 e 1522, o português Fernão de Magalhães, a serviço da Espanha, iniciou a primeira viagem de circunavegação do globo. Partiu de Cádis, navegou pelo Atlântico Sul, cruzou ao sul do continente americano o estreito que hoje tem seu nome para a Ásia. Chegando às Filipinas, em 1521, morreu em combate com os nativos. A viagem foi completada sob a chefia de Sebastião del Cano. Com essa viagem ficava comprovada a teoria de que a Terra é redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário