segunda-feira, 26 de abril de 2010

AULA 1: Do feudalismo ao capitalismo

Por volta do século XII, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: o capitalismo. A característica essencial do novo sistema é o fato de, nele, o trabalho ser assalariado e não servil, como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com lucro.
O capitalismo surge com o desenvolvimento do comércio, depois das primeiras Cruzadas. Foi se formando aos poucos durante o período final da Idade Média e só atingiu toda a Europa depois do século XVI. A partir daí evoluiu até os nosso dias, passando por etapas bem características: pré-capitalismo, capitalismo comércial, capitalismo indústrial e a etapa atual é chamada capitalismo financeiro.


Referência: ARRUDA, José Jobson de A. Arruda. História Moderna e Contemporânea.1942. pp:11

2 comentários:

  1. Flavinha o que estava querendo saber é em relação a esses tipos de capitalismo se a chegada do capitalismo financeiro por exemplo elimina os outros anteriores ou se o mesmo se destaca?
    Muito Obrigado!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Laise,

    Da Idade Média até hoje, o capitalismo passou por quatro fase diferentes, cada uma com características próprias, mais isso não quer dizer que uma eliminou a outra, mas, que ficou em destaque, em maior evidencia, mesmo porque não é homogeneo a transição em todos os lugares.
    A primeira, chamada pré-capitalismo, corresponde ao período de formação desse sistema. Nessa época - séculos XII a XV, aproximadamente - já existiam características gerais do capitalismo, mas o trabalho assalariado ainda não estava generalizado.
    No início o capitalismo foi comercial. Entre XV e XVIII, aproximadamente, o trabalho assalariado já estava generalizado e a atividade comercial suplantara a agrícola e a industrial.
    A Revolução Industrial provoca a terceira etapa do desenvolvimento do sistema capitalista, agora com a supremacia da atividade industrial. Essa nova fase, chamada capitalismo industrial. surgiu na Inglaterra, no século XVIII, e foi, aos poucos, se estendendo ao resto do mundo, no Brasil, por exemplo, a industrialização data de meados do século XX. AINDA HOJE HÁ NAÇÕES QUE NÃO PASSARAM PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, vivendo em geral na agricultura.
    A etapa atual (predominante) do capitalismo, nos países em que ele mais se desenvolveu, é chamada capitalismo financeiro. Nele, industria, comércio, agricultura e pecuária dependem dos empréstimos bancários. É a hegemonia da atividade bancária.
    Entao, respondendo diretamente a sua pergunta, em determinados locais o capitalismo financeiro se destaca, pois tem lugares que não há o capitalismo financeiro.

    Espero ter ajudado,

    sds

    Professora Flávia

    ResponderExcluir