sexta-feira, 7 de maio de 2010

AULA 2: Início dos Tempos Modernos / O Renascimento

O Renascimento marcou o início dos Tempos Modernos no plano cultural. Começou nos fins da Idade Média e atingiu a plenitude entre os séculos XV e XVI. A denominação Renascimento foi resultado da preocupação dos homens que viveram esta revolução cultural, em aproximar a sua época da Antiguidade. Consideraram, portanto, que a sua época via renascer a cultura antiga, a partir da qual se orientavam, em oposição à cultura medieval, que desprezavam.

ORIGENS DO RENASCIMENTO

O Renascimento começou na Itália e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstância da história italiana. Com o progresso das cidades e do comércio, muita gente enriqueceu a ponto de ficar em condições de proteger os artista e gastar bastante com Arte; os protetores dos artistas eram chamados mecenas. Estes acabavam conhecidos e respeitados por todos. A Arte os ajudava a conseguir créditos e a divulgar as atividades das suas empresas, contribuindo para o seu progresso. Os príncipes, cada vez mais poderosos, desejando legalizar sua autoridade, recorriam aos humanistas que justificavam e divulgavam seus atos e idéias.
Como o fato de ser mecenas era sinal de prestígio, o interesse social uniu-se ao econômico e ao político em benefício do Renascimento. A produção artística foi favorecida pelo equilibrio existente entre as froças universais representadas pelo Papado e pelo império, que se empenhavam numa luta de controle político da Itália.
Além disso tudo, a Itália tinha sempre diante dos olhos os monumentos , construções e obras de arte da Antiguidade greco-romana.
Desde o século XIX, a Itália conheceu obras literárias de caracteríscas já renascentista, mas ainda mescladas de elementos medievais (A Divina Comédia, de Dante; Decamerão, de Boccaccio; África, de Petrarca); seu período de maior produção artística foi entre 1450 e 1550. No resto da Europa foi principalmente durante o século XVI que o Renascimento produziu suas melhores obras.

O RENASCIMENTO INTELECTUAL OU HUMANISMO

A revolução científica e literária que se deu durante o Renascimento foi chamada Humanismo. Os humanistas eram geralmente homens de Igreja ou professores protegidos por mecenas. Eram individualistas, isto é, davam maior importância ao valor e aos direitos de cada indivíduo do que à sociedade.
Os humanistas acreditavam no progresso e na capacidade humanas; tinham uma sede imensa de aprender tudo o que fosse possível . Suas idéias tornaram-se conhecidas e aceitas graças à invenção da imprensa, que tornou mais fácil a reprodução das obras literárias (os livros podiam assim ser obtidos em quantidade muito maior do que até então, a preços mais acessíveis e com grande rapidez).

Os humanistas eram eruditos preocupados com a condição humana:

a) Foram protegidos por Lourenço de Médicis, em Florença.

b) Dos humanistas destacaram-se Maquiavel com a obra O Príncipe e Erasmo de Roterdam com O Elogio da Loucura.

O Renascimento científico legou-nos descobertas importantíssimas de Leonardo da Vinci, Copérnico, Galileu Galilei e Johannes Kepler.


Referência: ARRUDA, José Robson de Andrade. História Moderna e Contemporânea, 1942.


3 comentários:

  1. Top 10 mentes mais influentes do Renascimento Cultural

    Ttem uma lista com a biografia dos grandes pensadores, artistas e escritores do periodo do Renascimento, na verdade, a maioria dos que estão na lista é de origem italiana, porque o Renascimento iniciou na Itália, o site da pesquisa: http://www.historiadigital.org/2010/05/10-mentes-influentes-renascimento.html .

    ResponderExcluir
  2. RENASCIMENTO CULTURAL

    Como os fatores econômicos, politicos, sociais e culturais entrelaçam-se condicionam-se e influenciam-se reciprocamente, o Renascimento não foi um fenomeno isolado, mas um dos elos da vasta cadeia que assinala a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. No plano economico processava-se renascimento comercial, que culminou na expansão ultramarina dos séculos XV e XVI. No plano político ocorria a centralização do poder, que resultou na formação do Estado moderno. No plano social, as cidades tornaram-se expressivas, e a burguesia, classe ligada à nascente economia comercial, adquiria importância.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado ajudou-me muito !!!!!!

    ResponderExcluir