sexta-feira, 7 de maio de 2010

AULA 3: A REFORMA

O conceito de reforma é ainda mais antigo que o de renascença. A história da Igreja na Idade Média, é a de uma sequencia de reformas suscitadas por papas, concílios, fundadores de ordens, que procuraram conduzi-la à pureza primitiva eliminando os abusos causados pela presença do clero na época. Poucos espíritos tinham ousado abandonar o seio da Igreja a fim de perseguir esse ideal. Nem bem nem mal, até que uma solução viesse intervir no seio da Igreja romana. Enquanto a ação de Wyclif e João Huss permanecera limitada a seu país, revolta de Lutero deu o sinal de um movimento que repercutiu em toda a Europa Ocidental. A Reforma, entretanto, só concerniu à cristandade ocidental.
As razões dessa amplitude e de tais limites são tanto sociais quanto espirituais. Atualmente, não se invocam mais os abusos da Igreja como causa única da Reforma. Não podemos mais ver nela a exclusiva procura da salvação. Estas duas causas não eram novas. É necessário recordar o homem do século XVI reduzia à religião tudo quanto concernia às condições de vida, que fossem políticas e materiais, quer morais. Ora, a Europa Ocidental estava em mudança. As provações da Peste Negra, as fomes e guerras, as transformações econômicas e sociais, a constituição das nações não podiam deixar de agir sobre a religião. As exigências espirituais de um maior número de homens, no século XVI, tornavam os abusos mais insuportáveis do que no passado, tanto mais que o impulso econômico e o progresso das comunicações aumentavam a sua importância. Foi este conjunto complexo que fez a Reforma um movimento ao qual, pela primeira vez, a unidade da Igreja do Ocidente não pôde resistir.

PESQUISE SOBRE AS CAUSAS DA REFORMA, PODEMOS DISTINGUIR CAUSAS RELIGIOSAS, MORAIS E SOCIAIS, NÃO ESQUECENDO QUE ELAS ESTÃO BASTANTE IMBRICADAS UMA NAS OUTRAS.

Referência: CORVISIER, André. História Moderna. 4o Ed. Rio de Jan eiro: Bertrand Brasil, 1995.

4 comentários:

  1. Que aspecto você considera mais importante na Reforma Protestante?

    ResponderExcluir
  2. Zaira,

    Foi difusão de suas idéias como um rastilho de pólvora por toda a Europa Central, onde se concentravam os burgueses enriquecidos e os príncipes interessados no confisco dos bens da Igreja, aquele período era um terrendo fertil para Lutero difundir suas idéias, por isso que a Reforma ganhou força.

    ResponderExcluir
  3. A Reforma ocorreu em meio às transformações econô,icas, políticas, sociais e culturais que asinalaram a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Analisada em seu conjunto originou-se nas condições gerais da Europa no século XVI. A Igreja estava em crise, a burguesia crescia em importância, o nacionalismo desenvolvia-se no Estados modernos e o Renascimento cultural despertava a liberdade critica. Por seu lado, a Reforma iria influênciar reciprocamente todos os fatores que a originam.
    Haviam um enorme abismo entre o que a Igreja pregava e o que fazia. Os membros fda alta hierarquia do clero viviam luxuosamente, totalmente alheios ao povo. O voto de castidade era habitualmente esquecido, causando escândalos entre a população. De Alexandre VI, papa da época contava-se ter oito filhos ilegitimos.
    Os cargos da Igreja eram vendidos a quem mais pagasse por eles. Para ficar em apenas um exemplo, o papa Leão X recebia uma renda anual equivalente a mais de um milhão de dólares, fruto da venda de dois mil cargos eclesiasticos.
    Mas o comércio de indulgencias foi o abuso que promoveu maior reação. Tratava-se de documentos assinados pelo papa, que absolviam que os comprasse de alguns pecados cometidos, diminuindo o tempo de sua pena no purgatório. Foram os papas da Renascença que iniciaram a comercialização.
    Durante a baixa Idade Média, o poder da Igreja já havia sido contestado diversas vezes. Em 1054, ocorreu a cisma do oriente, quando os cristão do Império Bizantino separaram-se da Igreja Católica, formando a Igreja Ortodóxa.
    A igreja condenava a usura e o comércio, possuindo suas regras próprias relativas à produção e à atividade mercantil, incomodando a burguesia.
    Ao mesmo tempo, fortaleciam-se as monarquias nacionais definido-se fronteiras e centralizando-se o poder nas mãos do rei, o que fazia surgir um sentimento nacionalista que não existia na Idade Média. A igreja possuia terras e propriedade espalhadas por toda a Europa, em vários países europeus crescia o desejo de confiscar os bens da Igreja.
    O prestigio da Igreja estava abalado e, no século XVI. encontravam-se amadurecidas as condições que originaram as inúmeras revoltas protestantes. Estas variaram suas caracteristicas conforme a realidade economica, política e social de cada país. A primeira região onde a reforma triunfou foi a Alemanha.

    ResponderExcluir
  4. eu adorei o resumoooo mas bem explicado irei tirae um dez no trabalho nesse négocio de copiar colar♥

    ResponderExcluir